EMPREENDEDORES MINEIROS LEVAM A ISRAEL INOVAÇÃO NA AGRICULTURA BRASILEIRA

Postado por Sylvio Pélico Leitão Filho 12/02/2020 18:06:48 Agricultura
Do dia 10 a 14 de fevereiro o AgVenture Hub (http://agventure.com.br), primeiro ecossistema mineiro de inovação para o agronegócio, estará em missão de negócios em Israel. Na mala, levam uma paixão nacional, o café, e meta de atrair as startups mais inovadoras para somar forças junto a empreendedores locais e potencializar a inovação do agro no Brasil
 

A frente desta iniciativa estão dois atores experientes na cena de inovação brasileira: Alain Marques, empreendedor, investidor anjo e mentor dos principais programas de inovação do país, como o Inovativa Brasil, do Ministério da Economia, e Hélio Costa (foto) , professor e especialista em inovação, responsável pela implementação de programas em universidades e representante da agência  de inovação da Unifal-MG, campus Varginha. 

“O nosso país é um gigante no agro, e o Sul de Minas Gerais se destaca como um dos maiores centros de produção e exportação de café a nível global, sendo Varginha considerada a capital mundial do café. E a parceira entre os dois países será um match perfeito pois Israel tem uma cultura empreendedora enraizada e desenvolvida, principalmente em startups com aplicação no agronegócio, e nós temos um mercado gigante e estamos na escalada da cultura empreendedora", afirma Alain Marques.

Em parceria com a Israel Trade & Investment Brazil, do Ministério da Economia de Israel, o AgVenture Hub visitará polos de inovação nas cidades de Tel Aviv, Jerusalém e Haifa, berços de universidades e instituições de ponta, como Technion e Universidade Hebraica, e de startups que são referências globais de inovação na agricultura 4.0.

A comitiva também estará presente, a convite da Ourcrowd, no Global Investor Summit 2020, um dos maiores eventos de inovação e investimentos no mundo. “A Ourcrowd é uma  plataforma líder em investimentos em startups e em seu evento teremos acesso às inovações que estão no radar atual dos investidores. Entre elas está a Beyond Meat, que atua com proteínas do futuro, e em 2019 alcançou dois grandes feitos: o de ser considerada uma das startups mais inovadoras de agricultura e conquistar um IPO recorde na NASDAQ”, Marques.

“Israel é conhecida como a ‘Startup Nation’ por sua cultura e por ser uma das nações com maior número de startups per capita. Esse título lhe um rendeu best-seller homônimo, que mostra sua performance no cenário internacional, como o país com mais empresas listadas na NASDAQ do que toda Europa, Japão, Índia, China, Coreia do Sul e Cingapura somados”, finaliza Hélio Costa.

Sobre o AgVenture Hub 

O AgVenture Hub, primeiro ecossistema de inovação para o agronegócio mineiro é fruto de uma  parceria da Inoventure com a Fundação Procafé, uma das principais instituições de pesquisa do café, referência a nível global. 

A iniciativa visa unir empreendedores, grandes empresas, universidades, investidores e pesquisadores para fomentar e desenvolver inovações disruptivas para superar um dos principais desafios do agronegócio mundial, que segundo a FAO, Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, é aumentar a produção de alimentos em 70% para alimentar cerca de 9 bilhões de pessoas até 2050.

Para isso, o AgVenture Hub conta com a expertise do seu time executivo, somada a toda uma infraestrutura para o desenvolvimento de negócios, além de fazendas experimentais e laboratórios de biotecnologia. Tudo isso cria um ambiente ideal para conexões, criação, validação de tecnologias exponenciais e novos modelos de negócios.

Time AgVenture Hub

Alain Marques, Head de Investimentos

Apaixonado por inovação tecnológica, foi cofundador da TechMall, uma das primeiras aceleradoras de startups do país, credenciada pelo programa Startup Brasil, em 2014. A instituição apoiou o desenvolvimento de mais de 420 startups nos últimos anos, por meio de programas próprios e de terceiros, como Startup Brasil, Seed Minas, lemonade, Mining Lab, FibriaInsight, Fiemg Lab.  

 Hoje é investidor anjo, mentor dos principais programas de inovação do país e está à frente do AgVenture Hub como responsável pelo relacionamento com investidores e Corporate Venture, além de dar suporte de gestão para startups. 

Hélio Costa, Head de Inovação  

Inovar, este é seu lema, seja na universidade, na gestão pública ou na iniciativa privada. Por isso, seu currículo soma as suas experiências de professor universitário, escritor e empresário, às atuações de advisor na Agência de Inovação da Universidade Federal de Alfenas, pesquisador sobre inovação em governo pela ENAP (Escola Nacional de Administração Pública) e head no laboratório de inovação para Smart Cities. No AgVenture Hub é responsável pela gestão da inovação.     

Mais Informações

Luana Clara

CEO e Fundadora LaPresse Comunicação

A: Av. Oscar Niemeyer, 2000 - Santo Cristo, Rio de Janeiro - RJ, 20220-325

P: 21 98318-0504 M: 21 995684545  

E: luana@lapresse.com.br W: www.lapresse.com.br  

Comentários

Nenhum comentário ainda foi feito, que tal ser o primeiro?




Noticiário Geral