NOTAS E COMENTÁRIOS

Postado por Sylvio Pélico Leitão Filho 01/04/2017 19:27:10 Notas e Comentários
BRASIL VAI COLHER 217 MILHÕES DE TONELADAS DE GRÃOS, APONTA EXPEDIÇÃO SAFRA- Clima e produtividade foram decisivos para consolidação das estimativas para a temporada 2016/17

Segundo o Indicador Brasil da Expedição Safra, o país vai produzir 217 milhões de toneladas de grãos no ciclo 2016/17 – principalmente soja (107 mi t) e milho (92,6 mi t, considerando verão e safrinha). O levantamento foi apresentado na sexta-feira (31) durante o encerramento da 11ª edição do projeto na Expo Londrina, no Paraná. O evento reuniu mais de 200 representantes da cadeia produtiva do estado para debater produção e mercado.

“Estamos concluindo a maior safra da história, mas o Brasil ainda precisa de estratégia política e comercial para se posicionar como o grande fornecedor mundial de alimentos”, avaliou o gerente do Núcleo de Agronegócio Gazeta do Povo e coordenador da Expedição Safra, Giovani Ferreira. Em sua opinião, a América do Sul e, em especial, o Brasil têm potencial para crescer em área plantada e ganhar ainda mais competitividade no mercado internacional.

O secretário de Agricultura do Estado do Paraná, Norberto Ortigara, participou do encerramento da Expedição Safra e destacou o bom desempenho das lavouras paranaenses. “Desde o começo, a safra se mostrava exuberante. Nunca se colheu tanta soja por hectare, quanto nessa temporada”. Além de Ortigara, o governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), e outras autoridades políticas e setoriais do Estado prestigiaram o evento.

Mais roteiros

Até o final da colheita da safrinha, a equipe de técnicos e jornalistas volta à estrada para visitar as lavouras de soja e milho dos vizinhos Paraguai, Argentina e Uruguai. Os três países compõem os roteiros fixos da Expedição Safra e são, ao lado do Brasil, os principais produtores de grãos da América do Sul.

------------------------------------------

Sobre a Expedição Safra

A Expedição Safra chega à sua décima temporada com a edição 2015/16. O projeto de iniciativa do Agronegócio Gazeta do Povo consiste em um levantamento técnico-jornalístico da produção de grãos. Da América do Sul à América do Norte, a sondagem periódica percorre 16 estados brasileiros, mais as regiões produtoras dos Estados Unidos, Paraguai, Argentina e Uruguai. Para ampliar a discussão sobre mercado, desde a temporada 2010/11 a Expedição estabeleceu os chamados roteiros extraordinários, com incursões à Europa (Alemanha, Holanda, Bélgica e França) e Ásia (China e Índia).

Mais Informações: 

Centro de Comunicação

Camila Tsubauchi | Bruna Robassa

camilats@centrodecomunicacao.com.br

Foto: LineuFilhoGazeta

+55 (41) 3018.8062 | +55 (41) 9 9972.1904

 

 

 

Comentários

Nenhum comentário ainda foi feito, que tal ser o primeiro?




Noticiário Geral