O QUE É A DOENÇA RENAL CRÕNICA ((DRC) NOS PETS ?

Postado por SYLVIO PÉLICO LEITÃO FILHO 21/03/2016 15:44:33 Mercado PET
Como o próprio nome já diz é uma doença que acomete os rins, e que por fim, compromete a sua função

A doença evolui de forma lenta, muitas vezes silenciosa e progressiva (o que caracteriza a doença renal crônica). A DRC é uma das doenças mais comuns em cães e gatos idosos e a velocidade como evolui varia de animal para animal.

Os rins possuem múltiplas funções, que incluem manter a hidratação do corpo, produzir alguns hormônios, regular algumas substâncias minerais, como sódio, potássio, cálcio e fósforo, regular a pressão arterial, além de eliminar várias toxinas do corpo pela urina.

Estas funções são executadas por estruturas denominadas de néfrons, que filtram o sangue, e dessa forma eliminam as toxinas e mantem a quantidade adequada de água no corpo, para impedir a desidratação.

A doença compromete todas essas funções, causa uma variedade de sintomas e é uma doença grave.

Na maioria dos casos a causa da DRC não é determinada, mas incluem alterações de nascença, contato com substâncias tóxicas aos rins, inflamações, infecções e tumores.

Pontos chaves da DRC

• Cães e gatos nascem com grande número de néfrons. Seres-humanos também!

• Para que haja sintomas de perda da função dos rins, tem que ter ocorrido diminuição do número de néfrons que funcionam.

• Cães e gatos tem que apresentar uma diminuição de aproximadamente 75% no número destes néfrons, ou seja, somente 25% estariam funcionando. E somente então podem passar a apresentar sintomas, os quais muitas vezes passam despercebidos. Nesta fase, os estudos mostram que os sintomas mais frequentemente observados pelos tutores destes cães ou gatos são sintomas comuns a várias doenças:

o Perda de peso.

o Aumento da sede.

o Aumento do volume de urina produzida (urina em maior volume).

o Diminuição do apetite.

• Pode ser identificada em diferentes graus de gravidade, e é classificada em quatro estágios, que ajudam a orientação do acompanhamento e tratamento.

• A DRC é irreversível! O que significa que é incurável, mas não quer dizer que não se possa obter controle com utilização de terapia adequada.

• Quanto mais avançado o grau DRC, mais difícil é a possibilidade de se obter controle. Principalmente naqueles animais em que o diagnóstico é feito tardiamente.

• Por isso é importante que você leve regularmente seu animal ao veterinário de sua confiança, para que, se presente, a DRC seja identificada o mais cedo possível. O diagnóstico precoce, suporte e tratamento adequados com o acompanhamento do veterinário, promovem maior sobrevida e qualidade de vida aos pets ao diminuir a velocidade de progressão com que a doença evolui.

Mais Informações:

KETCHUM BRASIL

Daniela Resende

danela.resende@ketchum.com.br

Flávia Regado

flavia.regado@ketchum.com.br

Daniela Abreu

daniela.abreu@ketchum.com.br

 

Comentários

Nenhum comentário ainda foi feito, que tal ser o primeiro?




Noticiário Geral