CANAL DO PRODUTOR TV TRANSMITE PROGRAMAÇÃO COM FOCO NO PRODUTOR RURAL

Postado por Sylvio Pélico Leitão Filho 23/09/2016 19:11:52 Geral
Projeto do Sistema CNA/SENAR, em apenas 3 meses, conquista o setor ao levar informação de qualidade para todo o Brasil

O desafio estava colocado. Lançar um canal de comunicação direto com o produtor rural e levar até ele informações relevantes para o dia a dia. Três meses depois, o resultado: “O Canal do Produtor TV traz informações que nenhum outro canal, seja da televisão aberta ou fechada, disponibilizou para o setor agrícola, é uma excelente prestação de serviços do Sistema CNA/SENAR”.

Este depoimento, do produtor de soja e criador de suínos em Santa Catarina, Valdemar Zanuchi é apenas um dos relatos de produtores que adotaram o Canal do Produtor TV como sua principal fonte de informação. Inaugurado em 22 de junho, com uma audiência potencial de mais de 3 milhões de lares em todo o País pela parabólica digital, o canal já transmitiu mais de 400 horas de programação feitas especialmente para o produtor rural.

Miler Machado, cafeicultor da cidade de Canaã (MG), vê o Canal do Produtor TV como uma nova ferramenta para o agricultor obter informações técnicas específicas sobre a agricultura e a pecuária do país. “Vejo muito os vídeos técnicos veiculados no canal, mesmo não sendo de minha área específica, porque são dados relevantes e pertinentes à atividade do produtor rural”.

O presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins destaca a visão de longo prazo da instituição com o projeto: “O Canal do Produtor não é um modismo, ele veio para ficar. É um instrumento de capacitação e disseminação de conhecimento para falar diretamente com o produtor”.

Números expressivos - O volume de produção do canal é alto. Foram mais de 580 reportagens e entrevistas em um período de 90 dias. Para gerar este conteúdo, a equipe de produção do Canal, juntamente com as áreas técnicas da CNA e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) mergulharam de cabeça no projeto. Em reuniões semanais de pauta, são discutidos os assuntos mais relevantes para o produtor rural.

No programa “Sindicato na TV”, que vai ao ar diariamente às 8h30, técnicos do Departamento Sindical da CNA prestam informações sobre regularidade sindical, trâmites burocráticos da legislação trabalhista, além de darem dicas para interessados em criar uma representação sindical. Só neste programa, já participaram 66 sindicatos rurais de todo o Brasil.

Para Evandson da Silva de Deus, um dos técnicos do Departamento, o Canal do Produtor TV é a “forma menos onerosa e didática que o produtor possui para obter informações e esclarecer suas dúvidas sobre questões como legislação ambiental e sindical”.

Paulo Afonso Schwab, presidente do Sindicato Rural da cidade de Cachoeira do Sul (RS) e da Câmara Setorial de Caprinos e Ovinos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), afirma que o Canal do Produtor TV “abre um espaço nobre para que o produtor receba em sua casa informações e esclarecimentos sobre a produção agrícola”.

Preenchimento de uma lacuna - O Jornal do Produtor é outra atração que conta com a participação constante do corpo técnico, em quadros semanais e entrevistas. Um dos comentaristas do quadro Agro Internacional, o assessor da Superintendência de Relações Internacionais, Thiago Masson, destaca que o Canal do Produtor TV é uma “ferramenta estratégica para o Sistema CNA/SENAR informar ao agricultor o que é feito pela instituição em defesa da agropecuária brasileira no mercado internacional”.

Masson considera que o Canal do Produtor TV preencheu uma lacuna importante: a de manter o agricultor bem informado sobre os acontecimentos relacionados com o setor no mercado externo, em questões que interferem no seu dia a dia. Outra vantagem, segundo ele, “está em levar para toda a sociedade informações corretas sobre a agropecuária brasileira, quebrando mitos e eliminando distorções”. 

Essa conclusão é a mesma do produtor catarinense Valdemar Zanuchi. Ele destaca que sentia falta de informações adicionais sobre as cotações referentes aos preços da soja no mercado interno e externo. Mas agora, o Canal do Produtor oferece isso: “Eu tenho assistido diariamente o canal e fiquei surpreso e muito impressionado com as informações sobre mercado, cotações de produtos agrícolas e da carne bovina e suína”.

Educação e qualidade de vida – Na grade de programação do Canal do Produtor a educação também tem destaque. Os programas Sala de Aula, SENAR Responde e SENAR Entrevista, que vão ao ar diariamente a partir de seis da manhã, levam até os produtores entrevistas, palestras e vídeo-aulas apresentadas por instrutores do SENAR, sobre os mais variados temas, como manejo de pragas, proteção de nascentes entre outros. Nestes 3 meses foram transmitidos mais de 100 programas.

A qualidade de vida do produtor rural também é outro tema presente na grade do canal. Entrevistas com médicos e outros especialistas tratando de temas sobre a saúde e a qualidade de vida do produtor rural são apresentadas no programa “Saúde e Qualidade de Vida no Campo”. Foram 15 programas durante o período.

O ineditismo do conteúdo conquistou definitivamente os produtores: “Eu não vejo novela e nem outros jornais, mas a partir do Canal do Produtor TV, tenho a oportunidade de ver programas que me informam melhor sobre os mais variados assuntos relacionados com a agropecuária brasileira”, diz Valdemar Zanuchi. O Canal do Produtor TV tem feito cada vez mais parte da vida dos produtores. E veio para ficar.

Sobre o Canal do Produtor TV: é um projeto do Sistema CNA/SENAR em parceria com o Canal Rural, que vai ao ar de segunda a sexta-feira, de seis da manhã ao meio-dia. Sua grade apresenta educação, inovação, informações e análises e conta ainda com a participação das federações de agricultura, sindicatos e produtores rurais. O Canal do Produtor TV pode ser acessado pela antena parabólica com receptor digital ou pela internet, no site www.canaldoprodutor.tv.br:

Mais Informações:

Assessoria de Comunicação CNA

(61) 2109 1419

cnabrasil.org.br
canaldoprodutor.tv.br

twitter.com/SistemaCNA

facebook.com/SistemaCNA

instagram.com/SistemaCNA

Comentários

Nenhum comentário ainda foi feito, que tal ser o primeiro?




Noticiário Geral