ESALQ TERÁ WORKSHOP SOBRE SISTEMA DE PREVISÃO DE SAFRAS NA AGRICULTURA

Postado por Sylvio Pélico Leitão Filho 25/11/2016 16:09:50 Energia
Sistema foi desenvolvido pelo Centro Comum de Investigação da Comissão Europeia

De 5 a 9 de dezembro, acontecerá na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ), o workshop “Biophysical modelling assessment (BioMA) framework”.  O BioMA é um sistema de previsão de safras na agricultura, desenvolvido na ESALQ pelo Centro Comum de Investigação da Comissão Europeia (JRC).

O evento também é coordenado pela ESALQ e pela Embrapa Arroz e Feijão e reunirá a equipe que desenvolveu o sistema BioMA-Espacial EUROCLIMA, principal ferramenta para previsão de safra das culturas nos países membros da EU. O objetivo é treinar os interessados para o uso e aplicação da plataforma BioMA e seus respectivos modelos para atividades de pesquisa agrícola e apoio à tomada de decisão na agricultura

A plataforma BioMA-espacial é composta por vários modelos e instrumentos para avaliar o crescimento, desenvolvimento e produtividade de culturas baseada em informação sobre as caracteristicas dos solos, clima e manejo, entre os quais se destacam os modelos genéricos Cropsyst[1], WOFOST[2],[3] e os modelos WARM[4] para o arroz irrigado e CANEGRO[5][6][7]para cana-de-açúcar. A utilidade destes modelos já foi demostrada em numerosas publicações, como exemplo, em estudos de avaliação dos impactos das mudanças climáticas na produtividade de culturas e opções de mitigação. No JRC, o BioMA é a principal ferramenta para previsão de safra das principais culturas nos países membros da União Europeia[8], considerando um gride de 25 x 25 km.

Para inscrições: http://fealq.org.br/informacoes-do-evento/?id=409

Saiba mais sobre o sistema BioMA em http://bioma.jrc.ec.europa.eu/index.htm

Mais Informações:
Caio Albuquerque

Comentários

Nenhum comentário ainda foi feito, que tal ser o primeiro?




Noticiário Geral