IMPORTÂNCIA DAS INFECÇÕES POR BVD TIPOS 1 E 2 PARA O REBANHO-por Kleber Lemos(*)

Postado por Sylvio Pélico Leitão Filho 26/02/2018 17:30:39 Artigos
Infecções com o vírus da diarreia viral bovina (BVD) são endêmicas na maioria dos países em todo o mundo, causando perdas econômicas significativas para a pecuária. Duas espécies do vírus causador podem ser identificadas (BVD tipo 1 e BVD tipo 2), sendo que as prevalências variam em todo o mundo. Cerca de 50% dos isolados na América do Norte são de BVD tipo 2, enquanto na Europa a maior prevalência é de BVD tipo 1, com mais de 90% (1, 2)

Dados de vigilância na Europa demonstram que entre 60-95% dos rebanhos sofreram exposição ao vírus (quase exclusivamente BVD tipo 1, embora muitos países apenas testam para BVD, não diferenciando as cepas).A maioria dos produtores europeus estão familiarizados com a BVD tipo 1, mais comumente pela observação dos resultados da imunossupressão - bezerros fracos ou doentes, aumento dos sinais de doença respiratória e baixo desempenho reprodutivo.

 

 A BVD tipo 2 manifesta-se de forma marcantemente diferente, com virulência significativa e consequências frequentemente devastadoras. A infecção também leva à imunossupressão, o que significa que outras doenças podem ocorrer de forma mais graves e, algumas vezes, fatais.

 

Frequentemente haverá evidências de uma típica doença respiratória viral, incluindo febre, depressão, inapetência e secreção ocular e nasal, seguida por diarreia vários dias após o início da doença. As feridas ou ulcerações na boca e gengiva podem estar presentes, juntamente com a redução na produção de leite.

 

A BVD tipo 2 também pode levar à síndrome trombocitopênica (hemorragia), onde o vírus infecta células sanguíneas e medula óssea, causando destruição de células vermelhas, redução da função de coagulação e sangramento de feridas, lesões e órgãos internos.

Assim como acontece com a BVD tipo 1, a infecção em estágios específicos da gestação pode levar ao nascimento de animais PI (persistentemente infectados), que são capazes de disseminar o vírus ao longo de suas vidas.

 

Sobre a Boehringer Ingelheim Saúde Animal

 

Segunda maior empresa de saúde animal do mundo, a Boehringer Ingelheim conta com mais de 10 mil funcionários no mundo, tem produtos disponíveis em mais de 150 mercados e presença global em 99 países. Para mais informações sobre a Boehringer Ingelheim Saúde Animal, 

_____________________________

(*) Kleber Lemos, coordenador técnico de grandes animais da Boehringer Ingelheim Saúde Animal 

 

 

A Boehringer Ingelheim

Medicamentos inovadores para pessoas e animais têm sido, há mais de 130 anos, o foco da empresa farmacêutica Boehringer Ingelheim. A Boehringer Ingelheim é uma das 20 principais farmacêuticas do mundo e até hoje permanece como uma empresa familiar. Dia a dia, cerca de 50.000 funcionários criam valor pela inovação para as três áreas de negócios: saúde humana, saúde animal e fabricação de biofarmacêuticos. Em 2016, a Boehringer Ingelheim obteve vendas líquidas de cerca de 15,9 bilhões euros e investiu 19,6% do faturamento em pesquisa e desenvolvimento. Os investimentos em pesquisas e desenvolvimento correspondem a 19,6% do faturamento líquido (mais de € 3 bilhões).

A responsabilidade social é um elemento importante da cultura empresarial da Boehringer Ingelheim, o que inclui o envolvimento global em projetos sociais como o “Mais Saúde” e a preocupação com seus colaboradores em todo o mundo. Respeito, oportunidades iguais e o equilíbrio entre carreira e vida familiar formam a base da gestão da empresa, que busca a proteção e a sustentabilidade ambiental em tudo o que faz.

 

No Brasil, a Boehringer Ingelheim possui escritórios em São Paulo e em Campinas e fábricas em Itapecerica da Serra e Paulínia. Há mais de 60 anos no país, a companhia estabelece parcerias com instituições locais e internacionais que promovem o desenvolvimento educacional, social e profissional da população. A empresa recebeu, em 2017, a certificação Top Employers, que a elege como uma das melhores empregadoras do país por seu diferencial nas iniciativas de recursos humanos. Para mais informações, visite www.boehringer-ingelheim.com.br ou em nosso relatório anual: http://annualreport.boehringer-ingelheim.com

 Mais Informações:

Micaela Cristina

TEXTO COMUNICAÇÃO CORPORATIVA
Tel. 11 3039 4100

Site: www.textoassessoria.com.br
Acompanhe a Texto no 
twitter

 

 

 

 

 

 

 

Comentários

Nenhum comentário ainda foi feito, que tal ser o primeiro?




Noticiário Geral