CADELAS GESTANTES: ALIMENTAÇÃO, AMAMENTAÇÃO E DESMAME

Postado por Sylvio Pélico Leitão Filho 28/07/2016 15:53:35 Mercado PET
O período de gestação de uma cadela é uma época de muita expectativa (pelos filhotes que estão por vir!), mas também de muito cuidado

A Farmina Pet Foods, empresa de origem italiana especializada no desenvolvimento de soluções nutricionais para cães e gatos, orienta sobre as três fases que permeiam esse período da vida do animal: a alimentação durante a gestação, a amamentação e o desmame.

Alimentação

Proporcionar uma boa nutrição para a cadela gestante é fundamental para que o desenvolvimento dos filhotes ocorra da maneira esperada. A quantidade, a qualidade e o tipo de alimento que a cadela consome influencia não apenas na gestação, mas também no bem-estar do animal e dos filhotes.

De acordo com Patrícia Padovez, veterinária e coordenadora técnica da Farmina Pet Foods, desde que a cadela esteja recebendo um alimento de boa qualidade, não há necessidade de adicionar qualquer tipo de vitamina ou suplemento em sua alimentação.

Segunda a especialista, durante o último terço da  gestação, a cadela precisa de um alimento com altas doses de energia, pois é isso que irá garantir o crescimento e ganho de peso dos filhotes, a manutenção do peso ideal da cadela durante a amamentação e o aumento da produção de leite.

Para a boa aceitação desse novo alimento pelo pet, é preciso que o processo seja gradual. "O novo alimento deve ser acrescentado gradativamente ao alimento antigo, ficando com uma proporção cada vez maior até que substitua por completo o antigo.", explica. Também é importante deixar o animal livre para se alimentar, não fazendo restrição quanto à quantidade de alimento e água consumidos.

Amamentação

A amamentação dos cães quase sempre acontece de forma natural. Ou seja, a ninhada nasce e é alimentada pela mãe sem interferência do dono. O leite da primeira amamentação, que é rico em anticorpos, chama-se colostro e só pode ser transferido pela cadela mãe.

"Em caso de ninhadas numerosas ou leite insuficiente, a partir de 21 dias, o filhote pode receber como complemento uma papinha de desmame, específica para este período", orienta Patrícia.  Outra opção  é o leite artificial (industrializado para cães), que pode ser usado antes desse período, caso seja necessário.

Desmame

Sobre o desmame, ao substituir o leite materno por outras opções de alimentos, um erro muito comum acontece: dar leite de vaca para os filhotes. "Esse tipo de leite não é indicado, pois possui menor teor de gordura e de proteína do que o da cadela, além de possuir um nível maior de lactose, o que pode ocasionar diarreia nos filhotes".

Além do cuidado com a troca de alimento, o desmame exige atenção à manipulação dos filhotes. Nunca tire todos os filhotes de perto da mãe na mesma hora. Assim como os humanos, a mãe cadela pode desenvolver uma mastite e ficar com o leite acumulado empedrado. O ideal é que, após 40 dias, quando os filhotes já estiverem se acostumado com a papinha de ração, inicie-se o processo de secagem do leite materno.

Após o desmame dos filhotes, a cadela deve voltar a receber o alimento antigo (pré-gestação) na quantidade indicada ao peso do animal. A água deve sempre ser mantida à vontade. Vale também levar a cadela para uma consulta no veterinários, que irá traçar um diagnóstico sobre a saúde da mãe após a gestação.

Sobre a Farmina

A Farmina, empresa de origem italiana presente na Europa há 50 anos e no Brasil desde 2009, é especializada no desenvolvimento de soluções nutricionais destinadas ao bem-estar de cães e gatos. Os alimentos são desenvolvidos por meio de um conceito nutricional cuja essência é a relação entre natureza + ciência. Da natureza, busca-se entender os instintos, necessidades nutricionais, comportamentos, hábitos dos animais e extrai importantes fontes de ingredientes. Com a ciência, realizam estudos científicos e o trabalho conjunto com profissionais especializados, que resultam em soluções nutricionais focadas na prevenção e no tratamento dos animais. Farmina Pet Foods; Happy pet. Happy you.

Mais Informações:

Empresa: Farmina
www.farmina.com/

Trama Comunicação - (11) 3388-3040 - www.tramaweb.com.br - Twitter: @trama

Natasha Bin - natasha@tramaweb.com.br (11) 3388-3049
Sandra Bonani - sandra@tramaweb.com.br - (11) 3388-3064

 

Sobre a Trama

Há 20 anos, a Trama Comunicação desenvolve e executa estratégias diferenciadas de relacionamento e comunicação para empresas e instituições de diversas áreas com foco em tecnologia, educação, inovação e sustentabilidade. Foi uma das agências pioneiras em oferecer e administrar a sala de imprensa das organizações na Internet e postar diariamente releases com informações a respeito dos clientes atendidos, baseada no conceito de comunicação interativa. Preparada para atender marcas com presença na América Latina, possui sede em São Paulo e escritório em Buenos Aires, além de operar internacionalmente por meio de parcerias com agências locais. Entre os serviços oferecidos estão: auditoria de imagem e opinião, assessoria de imprensa, clipping digital, comunicação interna, PR Digital, comunicação interativa (mídia social, blog corporativo, twitter, podcast, videocast, release 2.0, sala de imprensa interativa), organização de eventos, gestão de crises, media training, planejamento estratégico de comunicação, publicações corporativas, conteúdo para website e relações públicas.


Comentários

Nenhum comentário ainda foi feito, que tal ser o primeiro?




Noticiário Geral