CONGRESSO SOBRE SUINOCULTURA E SUSTENTABILIDADE REUNIU PRODUTORES NO PARANÁ

Postado por SYLVIO PÉLICO LEITÃO FILHO 03/10/2011 16:41:00 Feiras e Eventos
Caravanas de 13 cidades do estado foram assistir ao Congresso Latino Americano de Suinocultura de Sustentabilidade Ambiental em Foz do Iguaçu

Durante os dias 28 e 30 de setembro, nomes importantes da suinocultura, professores, estudantes e produtores estiveram reunidos no Parque Tecnológico Itaipu, em Foz do Iguaçu, para discutir os rumos da suinocultura em um mundo cada vez mais sustentável e ecologicamente correto.

O Congresso Latino Americano de Suinocultura e Sustentabilidade Ambiental – COLASSA foi realizado pela Associação Paranaense de Suinocultores – APS, Instituto Brasileiro de Pesquisa para o Desenvolvimento da Suinocultura Sustentável – INBRADESS, Itaipu Binacional e Unioeste e teve como foco a economia pelo biogás e a agricultura de baixo carbono.

Nos três dias de evento, os participantes puderam conhecer novas tecnologias para serem aplicadas na suinocultura, como por exemplo, o uso de biodigestores nas propriedades, que pode resolver o problema ambiental da atividade, pois o equipamento transforma dejetos em energia. “No caso específico dos produtores rurais, eles tem a energia na forma de dejetos, é preciso só dar um tratamento sanitário para poder obter essa energia e então criar um novo futuro” comentou o superintendente de Energias Renováveis de Itaipu, Cícero Bley Jr.

Mais de 1300 pessoas, vindas de todas as regiões do Brasil e de cinco países da América do Sul, passaram pelo COLASSA, que contou com palestras, trabalhos científicos e stands de empresas da área. As caravanas, treze ao todo, trouxeram pessoas de mais de quarenta cidades do Paraná. 

Para o coordenador geral do evento, José de Paula Jorge Filho, o COLASSA superou as expectativas. “Tanto o público, quanto a qualidade e as discussões dos assuntos nos surpreenderam e isso só demonstra a importância que assuntos como a economia de biogás tem para entidades públicas, privadas e os produtores em geral” falou José de Paula.

COLASSA terá segunda edição em 2012

O sucesso do COLASSA pode ser visto no Cineatro Barrageiro, na usina de Itaipu. Participantes de toda a América do Sul assistiam as palestras concentrados, mas foi durante umas das falas do superintendente de Energias Renováveis, Cícero Bley Jr., que todo esse sucesso se confirmou: Bley anunciou que o Parque Tecnológico Itaipu sediará, novamente, o congresso em 2012. 

Para o professor e coordenador do evento, Elias Garcia, isso confirma a importância que o COLASSA teve para professores, estudantes e produtores. “Nós tinhámos, inicialmente, uma preocupação com o número de participantes, mas isso se dissipou logo na abertura, tivemos caravanas de várias cidades e ano que vem teremos outro, o que comprova que o congresso superou as expectativas” comentou Elias.

Mais Informações: 

Assessoria de Comunicação
Associação Paranaense de Suinocultores

imprensa@aps.org.br
Rua Conselheiro Laurindo, 809 - Sala 910
Centro - Curitiba/PR - CEP: 80060-100
(41) 3223-1207
Twitter: @portalAPS
www.aps.org.br

 

 

Comentários

Nenhum comentário ainda foi feito, que tal ser o primeiro?




Noticiário Geral