CONGRESSO DE VITICULTURA E ENOLOGIA MOVIMENTARAM BENTO GONÇALVES-RS

Postado por SYLVIO PÉLICO LEITÃO FILHO 07/11/2015 15:48:03 Feiras e Eventos
Ciclo de palestras ocorreu de 3 a 6 de novembro. Eventos preparam a cidade para receber o Congresso Mundial da Organização Internacional da Uva e do Vinho

Foram dias de intensa troca de conhecimento com uma gama de 44 palestras divididas em quatro dias. O XV Congresso Latino-americano e o XIII Congresso Brasileiro de Viticultura e Enologia reuniu mais de 500 pessoas, com incidência alta de frequência nas atividades por parte dos inscritos. Entre palestrantes, estudantes e profissionais, a cultura e o conhecimento de 11 países se uniram em uma celebração ao setor, com um saldo positivo de troca de experiências e superação de expectativas.

Um dos grandes destaques dos congressos foi o alto nível das palestras, atestado in loco por público e palestrantes. A intensa troca de conhecimento entre produtores devido à diversidade de pautas abordadas foi ressaltada pelo presidente da Associação Brasileira de Enologia, Juliano Daniel Perin. “Acredito que tenhamos atingido os objetivos traçados quando começamos a pensar nos congressos. Tivemos a preocupação de abordar conhecimento científico de várias áreas, com retorno prático ao profissional. O feedback positivo de palestrantes e participantes atestou que estávamos no caminho certo”, ressaltou o presidente da entidade.

A satisfação do público esteve em pauta durante todos os momentos dos Congressos, desde a concepção, passando pela montagem da programação até a estruturação do cronograma. Juntamente com a ABE, a Embrapa Uva e Vinho promoveu e organizou o evento. Mauro Zanus, chefe geral da instituição, destacou a relevância dos temas abordados nas áreas de viticultura e enologia. “Quando o evento foi desenhado, buscamos satisfação do público, com temas profundos e atuais, mas que agradassem ao maior número de pessoas possível. Conseguimos alcançar o objetivo com tópicos do momento, abordamos aplicações técnicas que ajudam os profissionais e temas que qualificam a produção brasileira.”, avalia o chefe da autarquia.

O XV Congresso Latino-americano e o XIII Congresso Brasileiro de Viticultura e Enologia preparam Bento Gonçalves para a recepção de um evento de porte maior: em 2016, a Capital Brasileira do Vinho sedia o Congresso Mundial da Organização Internacional da Uva e do Vinho (OIV). “Exercitamos a organização de um grande evento nos congressos, com avaliação e saldos positivos no final. Conseguimos inovar e renovar a estrutura dos congressos com maior participação do público, através da apresentação de pôsteres e das degustações temáticas, garantindo a participação do Brasil em futuros eventos dessa natureza”, finaliza Juliano.

Para o sábado, 7, estão programadas visitas técnicas com quatro opções de roteiros, contemplando seis rotas: Vale dos Vinhedos, Rota do Espumante, Vale do Rio das Antas, Rota Cantinas Históricas, Vinhos dos Altos Montes e Vinhos de Montanha.

Foto: Jeferson Soldi

Mais Informações:

ASSESSORIA DE IMPRENSA DO EVENTO

Conceitocom Brasil - Raquel Piegas
+55 54 3052.0077   Plantão: 54 9147.0098
raquel@conceitocom.com.br
www.conceitocom.com.br

Viviane Zanella
+55 54 3455.8084 | Plantão: 54 9142.4930
uva-e-vinho.imprensa@embrapa.br

 

 

Comentários

Nenhum comentário ainda foi feito, que tal ser o primeiro?




Noticiário Geral