HUSQVARNA AMPLIA EM 30% PRODUTIVIDADE DE SUA FÁBRICA EM SÃO CARLOS (SP)

Postado por Sylvio Pélico Leitão Filho 08/09/2017 17:54:48 Agricultura
Reorganização do layout e um novo sistema de produção garantem a otimização do trabalho e reduzem em 16% os afastamentos por atestados médicos

Com mais de 320 anos de história, a sueca Husqvarna - multinacional líder global em equipamentos para o manejo de áreas verdes – decidiu redesenhar a estrutura de sua fábrica na cidade de São Carlos (SP), que, em dezembro de 2016, passou a ter um layout muito mais moderno e eficiente. O resultado: um aumento de 30% na produtividade e de 250m² no espaço físico.

O gerente da planta, Luciano Trindade, explica que a linha de produção, o estoque e as demais áreas foram reposicionadas. “A estratégia proporcionou uma redução no fluxo de matérias-primas e de produtos acabados, o que aumentou o espaço físico e melhorou a organização da logística. Menos de um ano depois, já notamos um aumento considerável na produtividade de nossa fábrica”, ressalta ele.

Além do novo layout, a Husqvarna concluiu no fim de agosto a instalação do método de produção “transfer” em todas as linhas. Nele, as peças dos equipamentos são transportadas via páletes e percorrem toda a extensão da linha de fabricação por uma esteira. Isso otimiza os movimentos dos profissionais e também colabora com o ganho de produtividade.

De acordo com Luciano Trindade, a tecnologia permite que operadores de diferentes características físicas realizem o mesmo trabalho sem esforço ou mudanças constantes de posição, ações que podem causar lesões por esforço repetitivo (LER). “Muito mais que promover um aumento da eficiência, o sistema ‘transfer’ nos ajudou a garantir uma melhoria nas condições de trabalho. Até o momento, registramos uma redução de 16% no número de afastamentos por atestados médicos”, pontua.

Ainda pensando em formas de tornar a planta de São Carlos mais eficiente, a Husqvarna fez a substituição das lâmpadas à base de mercúrio por modelos de LED. A iniciativa resultou em uma economia de 8,5% no consumo de energia elétrica.

Saúde e segurança dos colaboradores

Mais do que investir em melhorias no processo produtivo, a empresa aposta também em iniciativas em prol do bem-estar de seus colaboradores. Para isso, conta com um médico do trabalho, que faz visitas diárias aos profissionais da fábrica, além de colocar em prática todas as propostas da CIPA e atender todas as Normas Regulamentadoras (NRs) para evitar possíveis incidentes de trabalho. “Graças ao sucesso dessas ações, estamos há dois anos sem acidentes com afastamentos”, finaliza o gerente da fábrica.

Sobre o Grupo Husqvarna

O Grupo Husqvarna é o maior fabricante global de equipamentos para manejo de áreas verdes incluindo motosserras, roçadeiras, cortadores de grama robóticos e tratores de jardim. O Grupo também é líder no mercado europeu de produtos para irrigação doméstica e um dos líderes mundiais em equipamentos e ferramentas de corte e diamantadas para as indústrias de construção e pedra. Os produtos e soluções do Grupo são vendidos globalmente sob as marcas: Husqvarna, Gardena, Poulan Pro, Weed Eater, Flymo, Zenoah, McCulloch e Diamant Boart via revendedores e varejistas a clientes finais em mais de 100 países. As vendas líquidas em 2016 totalizaram SEK 36 bilhões (cerca de R$ 16 bilhões de reais), e totalizou em média 13.000 funcionários em 40 países.

Mais Informações:

Carol Decresci

Assessora de Imprensa

Grupo Image

11 3392-3025 Ramal 203

 

 

Comentários

Nenhum comentário ainda foi feito, que tal ser o primeiro?




Noticiário Geral